quinta-feira, 14 de maio de 2009

Em lançamento -- Mercedes E63 AMG

No seguimento do lançamento do novo Classe E, a Mercedes-Benz eleva a performance deste modelo e apresenta o seu topo de gama - o novo E 63 AMG. Esta Limousine desportiva, concebida para a utilização no dia-a-dia, impressiona pela sua notável performance, comportamento e tecnologia. O novo E 63 AMG distingue-se dos modelos habituais do Classe E pela sua nova suspensão desportiva AMG RIDE CONTROL, com amortecimento de comando electrónico e um novo eixo dianteiro.

O motor V8 AMG, de 6,3 l de cilindrada, que equipa o novo E 63 AMG debita uns impressionantes 525 Cv de potência e disponibiliza um binário máximo de 630 Nm. Este novo modelo, que está equipado com a desportiva caixa de 7 velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT, que combina quatro modos distintos de condução, bem como dispõe da função de abertura automática do acelerador RACE START e a suspensão desportiva AMG RIDE COINTROL, a qual permite uma experiência de condução extremamente emocionante e altamente dinâmica.A unidade propulsora que equipa o E 63 AMG acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada electronicamente). O motor naturalmente aspirado, capaz de atingir elevadas rotações, e com uma cilindrada de 6.208 cm3, impressiona pela sua rápida capacidade de resposta e grande elasticidade.Redução de aproximadamente 12% no consumo de combustível.Apesar do aumento de 11 Cv da potência relativamente ao modelo anterior, a Mercedes-Benz reduziu significativamente o consumo de combustível do E 63 AMG: com 12,6 l/100 km de gasolina sem chumbo 98 (consumo misto NEDC), o consumo é cerca de 12% inferior ao modelo anterior, sendo o modelo mais económico entre as Limousines desportivas com mais de 500 Cv de potência.

O E 63 AMG está equipado de série com a desportiva caixa de 7 velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT que apresenta quatro modos de condução: "C" (Controlled Efficiency), "S" (Sport), "S+" (Sport plus) e "M" (Manual), os quais podem serr seleccionados através de um interruptor electrónico rotativo integrado na AMG DRIVE UNIT. A desconexão parcial de cilindros individuais através da interrupção da ignição e da injecção durante as passagens de caixa sob carga máxima, proporciona tempos de engrenagem mais rápidos. No modo “M” a caixa de 7 velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT efectua passagens de caixa em 100 milésimos de segundos.
No modo mais eficiente de condução “C” (Controlled Efficiency), a caixa engrena suavemente as velocidades e a unidade de controlo da caixa está programada de modo a efectuar desmultiplicações para manter as rotações do motor num baixo regime. Ao mesmo tempo a AMG SPEEDSHIFT MCT corresponde aos mais exigentes requisitos no que diz respeito a condução desportiva: rápidas e precisas reduções de velocidades. Destaque ainda para a função de abertura automática do acelerador e RACE START, a qual permite ao condutor do E 63 AMG obter o máximo potencial de aceleração de forma optimizada.


O novo sistema de amortecimento varia de acordo com a situação de condução, reduzindo o ângulo de rolamento da carroçaria. Daí resulta um ajuste instantâneo para proporcionar um conforto optimizado de condução em combinação com uma maior agilidade. Além disso, o condutor tem à escolha três modos de suspensão Comfort, Sport e Sport plus. O E 63 AMG está equipado com um eixo dianteiro desenvolvido de raiz, com uma via 56 mm mais larga, barra estabilizadora tubular, novos braços de comando, novos rolamentos das rodas, suspensão e geometria dos trens de rolamento modificados, oferecendo uma maior estabilidade/comportamento em curvas a alta velocidade.


O novo E 63 AMG encontra-se disponível para encomendas, sendo o seu valor de venda ao público de 150.000€.
É mais um concorrente ao título do "rei das Autobahn", e tem como opositores carros dos concorrentes internos, Audi com o rapidissímo RS6 e BMW com o M5 e das prestigadas Jaguar com o novíssimo XFR e a Maserati com o Quattroporte, é o reino dos superlativos, das mecânicas portentosas, performances de cortar a respiração, conjugadas com tudo o que há de bom e do melhor no mundo automóvel, como se costumam chamar, aqueles carros que tornam o mundo um local mais pequeno. Enfim mais um carro para nos fazer sonhar!

Sem comentários: