quarta-feira, 20 de maio de 2009

Teste Virtual – Volvo V70 2.0D

Volvo V70 2.0D “Fortaleza Sueca”

As stations Volvo fazem parte da história, sempre foram algo que me lembro de ver nas estradas. Com um design à parte, reconhecíveis através dos genes que fazem parte do seu ADN, sempre foram das melhores escolhas que se podem fazer neste tipo de carro.
Desde as wagons da série P, Amazon, 200, 700, 800, 900 e as últimas incarnações sob a forma das V40 e as mais reconhecidas V70, a Volvo sabe como ninguém o que é fazer veículos deste género. Mas sempre com a família em mente e abandonando de certa forma, o formato tão em voga das breaks com um look mais desportivo, mas que de certa forma acabam por comprometer na vocação primária, o espaço para a família. E aqui a Volvo e principalmente nas stations de maiores dimensões, prefere sempre submeter a forma à função e parece ser uma medida acertada, porque mesmo em termos de aspecto, as wagons Volvo são das mais bonitas que se encontram no mercado.
A nova V70 não envergonha de forma alguma este legado pesado, muito pelo contrário, acrescenta muita coisa, ao velho conceito dos “swedish bricks” como eram carinhosamente apelidados os Volvo. Mas olhando o alinhamento actual da Volvo, este termo já não faz sentido nenhum, mas o título deste teste, a Fortaleza, faz e muito sentido, mas passo a explicar mais à frente…

Estética

A nova V70, como disse acima, actualiza o conceito das Station Volvo, abandona de certa forma (tal como a sua antecessora) aquele visual quadradão das traseira tipicamente Volvo do passado, mas os farolins afilados presentes nos pilares traseiros estão lá, o perfil de certa forma musculado e desportivo também, a ampla superfície vidrada ajuda e muito a ampliar a sensação de espaço que se vive de dentro para fora. A frente é grande e imponente, e partilha a nova linguagem Volvo neste campo, e de forma alguma rasga com o passado, aliás é como em tudo na Volvo, nos produtos actuais conseguimos ver sempre alguma coisa, da herança Volvo dos modelos anteriores.
A V70 pelo seu tamanho, acima dos 4,80 metros ostenta uma imponência invejável, embora a consiga disfarçar bem com um ligeiro ar desportivo, sublinhado pelas jantes (Odysseus 18’’) evocativas das jantes da V70R da geração de 97’, e neste caso a viatura ensaiada apresentada num cinza metalizado com bastantes cromados que lhe dão um ar requintado, mas como seria de esperar tudo com conta peso e medida e bastante sóbrio como é apanágio da Volvo.

Interiores

O que dizer, quando se tem espaço, materiais de alta qualidade, equipamento com fartura e acabamentos de primeira?
Mas é isto tudo e mais uns brindes, a V70 é bastante espaçosa, e a ergonomia da mesma parece impecável, apenas uns momentos ao volante e tudo está ali, mesmo onde devia estar, e todos os botões e comandos apresentam uma solidez e resistência excelentes. E isto tudo é apresentado com um aspecto bem nórdico e sóbrio, com um aspecto de nunca passar de moda, sofisticado e simples ao mesmo tempo. Os materiais apresentam um bom toque, a pele que reveste os bancos é de muito boa qualidade e o equipamento apresentado deixa qualquer um satisfeito, sendo que as opções permitem equipar a V70 para que nada falte, mesmo sistemas multimédia para entreter os passageiros.

Há vários pormenores na V70, que a tornam diferente das outras station, um deles que é delicioso, são os bancos infantis integrados no banco traseiro, que permitem dois tipos de regulação dependendo do tamanho das crianças. Outro item de bastante valia, é o “portão” traseiro de comando eléctrico, sendo apenas necessário pressionar botões para abrir e fechar automaticamente, dão bastante jeito quando temos as mãos ocupadas, e o mesmo se aplica ao sistema “mãos livres” para abrir as portas da V70.
A Volvo não olhou a meios para agradar aos proprietários e passageiros, e de dentro para fora a V70 é ainda mais impressionante.
Sendo que o espaço no banco traseiro é de muito bom nível, apenas o 5º passageiro se pode queixar do túnel de transmissão que rouba um bocado do espaço para os pés. A mala apresenta um tamanho considerável, 575 litros, e ainda um fundo falso onde se poderão guardar alguns objectos de pequeno porte, e ainda se poderá jogar com a partição que pode ser movimentada sobre calhas, a fim de aconchegar melhor a carga no porão!
Uma nota muito positiva para o alheamento do ruído exterior que vivemos dentro da V70, simplesmente ficamos isolados do mundo exterior, mesmo o ruído de motor pouco ou nada se faz sentir, em viagem nem se ouve o trabalhar do 4 cilindros de 2 litros.

Condução

Acima de tudo relaxante e segura. Tenho de dar os parabéns à Volvo, quando toda a gente opta por suspensões duras e pneus de baixo perfil, a Volvo afinou a V70 para o conforto máximo e mesmo com os pneus de baixo perfil, a station isola bem o habitáculo de todas as irregularidades do asfalto com uma serenidade impressionante.
Tendo em atenção as dimensões avantajadas da V70, é uma carrinha fácil de conduzir, apresenta radar de estacionamento em todas as direcções para controlarmos melhor as distâncias e a direcção e pedais apresentam-se leves e fáceis de operar com o peso e informações correctos, apenas a caixa revela um comando típico Volvo não tão rápido mas sempre preciso.
O motor que à partida me deixaria algumas reticências, tendo em conta o tamanho e potência disponíveis temia que a V70 2.0D fosse submotorizada, nada mais errado, os 10.9 segundos dos 0-100 devem-se à inércia que ela tem de vencer por estar parada, porque em andamento basta manter o motor acima das 2000rpm para termos uma resposta decidida por parte da Volvo. E ela embala com muita facilidade, demonstrado um vigor de certa forma inesperado. Em termos de consumos registei uma média de 7L/100 muito tráfego urbano e alguma estiradas em AE e IC, onde diga-se de passagem a V70 se sente como peixe na água, é um carro para grandes espaços e grandes viagens em família!
Em circuitos sinuosos, o peso é inimigo da station Volvo, sendo que o oscilar da carroçaria indica-nos que estamos a abusar nos andamentos, mas nunca nos põe em apuros, as ajudas electrónicas estão sempre alerta para os casos mais bicudos.
Uma nota para os apoios à condução, principalmente o BLIS e o LNW. O BLIS avisa-nos sempre que temos um carro nos ângulos mortos, através de uma luz vermelha junto ao retrovisor. O LNW que nos alerta através de um aviso sonoro sempre que abandonamos a nossa faixa de rodagem.

Veredicto

A tradição ainda é o que era, a Volvo continua a fazer das melhores stations de maiores dimensões que se podem comprar, e diga-se de passagem é a única marca com argumentos suficientes para fazer frente ao trio alemão em termos de mercado Premium.
É um prazer conviver com ela, mantém o mesmo apelo das predecessoras, mas com um ar mais sofisticado, e com uns argumentos muito próprios, próprios de quem procura uma station familiar, que marca pontos em todos os itens…
Uma verdadeira Fortaleza pelos níveis de segurança que encerra em si!

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