sábado, 9 de maio de 2009

Em apresentação -- Peugeot 3008

O Crossover Peugeot 3008 é uma oferta absolutamente nova e inovadora da Peugeot, que vem posicionar-se no cruzamento de vários universos automóveis: o dos SUV, o dos monovolumes e o das berlinas. O 3008 oferece soluções originais e uma polivalência óptima a clientes em busca de modernidade, de características práticas, de serenidade e de prazer de condução. Chega a Portugal no final de Maio. Pode-se considerar o Peugeot 3008 o produto de um cruzamento de espécies, na medida em que ele pretende ser uma nova síntese automóvel e sabe retirar das suas origens os pontos mais fortes para se afirmar como um veículo de estilo próprio, protector, multiusos e valorizante.

As diferenças

Com a tampa inferior da mala (hobby) o compartimento de bagagens é facilmente acessível graças à divisão da porta posterior em duas partes, com uma parte superior cuja dimensão permite uma fácil manipulação em qualquer lugar e uma outra inferior.

A bagageira do 3008 é facilmente compartimentada, graças a um piso cuja altura pode ser modulada em três níveis. Trata-se de uma inovação patenteada, simples e inédita no mercado, que irá facilitar em grande medida a utilização quotidiana do veículo.

No «nível 1», o piso móvel, que pode evidentemente ser extraído do veículo se necessário, posiciona-se no fundo da bagageira e oferece o maior espaço de carga possível.
No «nível 2», o piso fica alinhado com o hobby aberto. 25 % do volume total dabagageira passa a estar disponível abaixo deste piso e 75% entre o piso e a chapeleira.Esta posição permite um piso perfeitamente plano, desde o hobby até ao painel de bordo, quando os encostos traseiros e do passageiro da frente são escamoteados.
No «nível 3», o piso móvel é colocado no alinhamento do hobby fechado. A repartição do volume total da bagageira passa a ser de 45 % sob este piso e de 55 % sob a chapeleira.


O Dynamic Rolling Control: um controlo óptimo das oscilações laterais de carroçaria. O 3008 pretende tornar-se uma referência ao nível do comportamento em estrada, um objectivo que agrupa várias prestações: aderência, conforto vertical, controlo das oscilações laterais da carroçaria. Este objectivo deverá ser atingido em todas as versões da viatura, independentemente da motorização. Ora, quanto mais elevado é o desempenho do motor, maior é a inércia e mais a carroçaria é solicitada por um acréscimo do binário e da potência. As solicitações que podem provocar, em veículos com centro de gravidade alto, um aumento das oscilações da carroçaria em determinadas condições de utilização.

Disponível em opção, o Grip Control pode ser escolhido pelos utilizadores em busca de veículos com capacidades “off-road” acrescidas, com uma motricidade significativamente superior à de um veículo “clássico”, independentemente do tipo de terreno. O objectivo do sistema é optimizar a motricidade das duas rodas dianteiras através de um dispositivo de anti-patinagem aperfeiçoado (desenvolvido com a Bosch), integrado no seio do processador do ESP. São propostos ao condutor cinco modos, acessíveis através de um comando localizado na consola central.

Os mimos
• No Head-Up Display as informações essenciais à condução são projectadas, a partir da traseira da coberturado painel de instrumentos, sobre uma lâmina translúcida em policarbonato com umtratamento anti-reflexo.
• O Distance Alert associado ao Head-Up Display, bem como a um radar específico situado na parte anterior do veículo, o Distance Alert vem completar os sistemas de ajuda à condução existentes, como é o caso do regulador/limitador de velocidade. Este sistema permite ajudar o condutor a respeitar as distâncias de segurançarelativamente ao veículo que o precede e isto em função da sua velocidade.
O travão eléctrico de estacionamento automático de série em todas as motorizações, o travão eléctrico de estacionamento permitiu a arquitectura e o desenho do painel de bordo, proporcionando um volume suplementar de arrumação de 13,5 l no interior da consola central. A sua utilização beneficia igualmente o conforto de utilização do condutor: durante o arranque, a partir do momento em que se começa a acelerar, o travão de mão liberta-se automaticamente. Quando o motor é desligado, o travão acciona-se igualmente de forma automática.
Está presente em todas as versões um sistema de assistência ao arranque em rampa(Hill Assist), com vantagens para o conforto de utilização e para um acréscimo desegurança.Graças a um diálogo permanente com o ESP, esta função permite, quando o veículo seencontra numa inclinação, mantê-lo parado durante dois segundos depois de se ter libertado o travão, o que dá ao condutor o tempo suficiente para, depois de retirar o pé do travão, o apoiar no acelerador. O sistema torna mais seguras as manobras e facilita grandemente a utilização da viatura, quer para a frente (arranque em rampa), quer em marcha-atrás (por exemplo,para efectuar um estacionamento numa rampa a descer). O sistema funciona em rampas com um mínimo de 3% de inclinação.


Motorizações

O 3008 terá disponíveis três motorizações diesel e duas a gasolina.
Os motores a gasolina serão o atmosférico 1.6 de 120cv, com os níveis de equipamento Premium e Executive e sempre com caixa de 5 velocidades. O motor 1.6 THP de 150cv, apenas é disponibilizado com caixa manual de 6 velocidades e no nível de equipamento Sport.
No campo diesel, o conhecido 1.6Hdi de 110cv com caixa manual de 6 velocidades incorpora os 3 níveis de equipamento, o mesmo motor mas com a caixa automática CMP6, apenas utiliza o acabamento Premium ou Sport, já o topo de gama diesel o 2.0 HDI de 150cv apenas será disponibilizado com o nível de equipamento Sport e caixa manual de 6 velocidades.


Equipamento

Premium: nível de acesso à gama, apresenta um ambiente interior em tom único preto, quer ao nível do painel de bordo (motivos decorativos em preto nacarado e inserções cromadas), quer dos revestimentos dos bancos em tecido preto Sibayak Tramontane. Caracteriza-se, desde logo, por oferecer de série o ar condicionado manual, o rádio WIP Sound MP3 com tomadas auxiliares o travão de estacionamento eléctrico, o Hill Assist e o piso do porta-bagagem regulável em três níveis…
Executive: esta versão oferece a possibilidade de dois tipos de ambientes, o clássico preto no painel de bordo e nos estofos em tecido preto Ombrage Tramontane ou o elegante e moderno ambiente em cinzento Ombrage Guérande ao nível dosestofos e do painel de bordo que, neste caso, tem a parte superior em preto e ainferior em tons de cinzento. Em termos de equipamento, acrescenta face aoPremium as jantes em liga leve de 17”, os faróis de nevoeiro, os sensores de luze de chuva e o regulador e limitador de velocidade, entre outros.
Sport: a versão topo de gama recorre também ao ambiente em tecido preto Ombrage Tramontane ou ao ambiente em cinzento Ombrage Guérande para o seu estilo interior, mas distingue-se sobretudo por dispor, de série, de elementos caracteristícos “off-road” (inserções cromadas ao nível dos pára-choques edas longarinas exteriores), bem como dos principais novos equipamentos (Head-Up Display, Distance Alert, Dynamic Rolling Control nos motores mais performantes, …).

Enfim uma opção que pretende enfrentar olhos nos olhos o Qashqai da Nissan, pelo cadernos de encargos, parece que vai haver um confronto aceso, resta saber o alinhamento de preços vs motorizações, para sabermos se de facto o 3008 vai fazer a diferença. Mas até ver parece um leão votado ao sucesso.

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