sábado, 16 de maio de 2009

Teste virtual -- Smart Fortwo Cdi Passion

Smart Fortwo Cdi Passion – “A chave mestra”

Nascido da ideia base da Swatch, e após uns primeiros tempos conturbados, o alvo do nosso teste, é já um produto maduro e prestes a atingir a adolescência em termos de mercado, o nosso carro é o Smart.
O Smart é um daqueles carros, que engana e muito aqueles que gostam de tirar conslusões baseadas na aparência. Durante o tempo que o ensaiei, muita gente torcia o nariz e sorria, questionava a versatilidade e utilidade do micro-carro da Mercedes, mas eu percebo-o perfeitamente, e o número de Smartistas que me iam cumprimentando à passagem do pequeno Cdi também, é como uma sociedade secreta, e o Smart é o “nosso” segredo bem guardado, é como que a nossa chave mestra para a cidade, mas as vantagens e surpresas não acabam aqui!

Estética

A estética do Fortwo é bem conhecida do público em geral, quase que arrisco a dizer que é daqueles carros que se reconhecem pela silhueta, numa noite escura de nevoeiro, a três quilómetros de distância. Para quem está habituado a grandes cidades, o Smart já é uma figura habitual. O seu aspecto monovolúmico, com o Tridion (célula de segurança para o habitáculo) a definir a forma, e os restantes painéis que podem ser facilmente substituídos. No limite o Smart poderá ser colorido de acordo com o nosso humor, ou mesmo o público feminino poderá trocar por exemplo as portas por umas de cor diferente para combinar com a roupa, etc.,…
Com o restyling que sofreu em meados de 2007, o Fortwo ficou a ganhar e muito, pelo menos o novo arranjo conseguido para a traseira parece-me muito mais harmonioso e bem conseguido, a frente não mudou assim tanto, mantendo aquele ar familiar da primeira geração, mas a reformulação, acrescentou um ar mais sólido e possante ao micro-Mercedes.
O Smart continua a ser o Smart, e algo me diz que este carrinho vai ser um clássico, à imagem das criações semelhantes que chegaram muito antes do tempo como o Bmw Isetta e os Messerchmitt KR, mas com a diferença que esta altura é a certa para aparecer o Smart.

Interiores

O Passion que tivemos o prazer de testar, vinha bem equipado: vidros eléctricos, ar condicionado, auto rádio com CD, fecho central com comando, tecto panorâmico, pintura metalizada, ou seja muita coisa boa, para nos entreter no meio do trânsito. Para quem esperava um carro espartano, é uma boa surpresa.
Os interiores em si, são espaçosos e com uma boa superfície vidrada, os bancos são bons e têm um desenho que inclui o encosto de cabeça. A nossa unidade não exibia ruídos parasitas e a montagem dá a sensação de ser boa, e os materiais são o que se esperaria, não são perfeitos, mas não desiludem.
Uma das limitações do tamanho do Smart, é o porta bagagens, numa ida ás compras, coube um saco de ração de 15kgs e dois sacos de compras e é o limite, é o suficiente para aquelas comprinhas semanais. Uma nota positiva para a abertura bipartida da porta traseira, dando para abrir só o vidro para meter uma mochila ou um saco no porta bagagens, ou abrir a parte inferior da porta e podemos usar a mala do Smart em toda a sua dimensão!

Condução

Este ponto da avaliação divide-se em duas fases uma foi frustrante e outra bem agradável.
A parte frustrante, foi quando comecei por usar a caixa no modo semi-automático, a caixa do Smart sempre foi alvo de críticas pela lentidão nas passagens, pude confirmar isto na primeira pessoa, mas é lenta como tantas outras caixas que já testei, as caixas de última geração é que fazem a do Smart parecer um pouco mais lenta. Mas parte do problema de ter sido uma experiência frustrante é minha, simplesmente estava a fazer as passagens de caixa muito acima de onde as devia fazer, o que ainda baralhava mais a caixa de velocidades, a solução foi bastante simples… Pressionar o botão no comando da caixa e passar o Smart a automático… Em vez de fazer as passagens de caixa acima das 3000 rpm, o programa explica-me como eu estava a usar mal o motor e não vai além das 2500/3000rpm deixando-o rolar suavemente e nunca em esforço, isto melhora a experiência e tem mais um ponto positivo, o consumo. Durante o nosso teste fizemos cerca de 220Kms e para os fazer o Cdi gastou 7,75L de gasóleo. Muito carros gastam este mesmo valor para fazer 100Kms e o Smart é um especialista em gastar pouco combustível. Nem quero imaginar o que seria se ele tivesse algum sistema híbrido, que o fizesse locomover electricamente a baixa velocidade, sem dispêndio de gasóleo!
O comportamento do Smart restyling está muitos pontos acima do primeiro, é mais estável curva melhor e mais rápido, mas certas coisas não se conseguem melhorar, a sensibilidade a ventos laterais a velocidades acima dos 100Kmh, e uma nota positiva para a direcção e a resposta do Cdi, mais enérgica do que se esperaria.

Veredicto

A chave mestra para a cidade, para se arrumar em qualquer canto, para gastar muito pouco combustível, e para serpentear entre o transito, eis o resumo do que é ser Smart, do que é ser inteligente para se enfrentar a selva urbana!
Para quem tem outra viatura para a família, este Smart Fortwo pode ser a resposta de quem tem impreterivelmente de entrar em Lisboa ou Porto e tem de se deslocar dentro destas mesmas cidades sem olhar a horários.
Este Forwo está para a cidade, como um Lotus Elise está para a pista, dois lugares, tracção traseira e motor atrás dos ocupantes, mas as semelhanças não vão muito além disto!
Foi um prazer conhecer este pequeno engenho, e cada vez faz mais sentido, quer seja pelo pouco que gasta, pelo pouco espaço que ocupa, e pelas parcas emissões…

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