segunda-feira, 13 de abril de 2009

Teste virtual – Peugeot 407 Sw 1.6Hdi Wip-Com

Peugeot 407 Sw 1.6Hdi Wip-Com “Mademoiselle Tech”

Neste teste, fomos tomar o pulso a uma das carrinhas mais maduras do segmento D, uma das representantes da boa escola francesa dos carros familiares, a Peugeot 407 Sw, aqui na versão de topo da motorização 1.6 Hdi 110cv, a versão Wip-Com.

Estética

No mercado desde 2004, a 407Sw, surgiu com um design original, frente longa e mergulhante e com um tamanho generoso, faróis rasgados e volumosos, e a grelha característica da Peugeot a pautar a frente. É um desenho agradável, e embora já tenha alguns anos de mercado, não se encontra saturado, sendo que tem envelhecido de uma forma graciosa.

Interiores

Aproveitando bem o tamanho generoso da carroçaria, a 407 Sw, oferece cotas interiores generosas, havendo muito espaço para passageiros e bagagens, os bancos são muito confortáveis parecendo mais uns maples da sala de estar, do que uns bancos normais de um automóvel, convidando o condutor e restantes passageiros, a uma postura relaxada e descansada. O tecto panorâmico embora parecendo um acessório que não acrescentaria muito à partida, neste carro, amplia a sensação de espaço e aumenta a qualidade de vida a bordo, através da luminosidade que permite.
O nível de equipamento desta versão Wip Com, tem tudo o que se poderia esperar de um carro deste segmento e acrescenta pormenores tecnológicos interessantes e práticos, navegação Wip Com, que integra GPS, Telemóvel mãos livres e um sistema de som de excelente qualidade, com possibilidade de ligação a leitores de MP3 portáteis para além desta capacidade vem munida de uma memória de 30GB de capacidade, sendo que 10 são dedicados só para a música, aumentando ainda mais a versatilidade ao nível de quem usa o carro como um escritório, e a possibilidade de transformar o banco do passageiro em “mesa”, não é de todo inocente. Uma nota positiva para o sistema de radar de estacionamento, com sensores à frente e atrás, que permite controlar bem as distâncias, e é bem útil, devido ás dimensões da 407.
Os pormenores práticos e de conforto, estão todos lá, cortinas atrás, compartimentos refrigerados, ar condicionado bi-zona, abertura parcelada da 5ª porta, enfim, não foram feitas concessões ao nível do conforto.

Condução

Ao nível da condução, a 407Sw com a motorização 1.6 Hdi, é uma carrinha honesta, oferece performances normais para o nível de relação peso/potência de que dispõe, e uns consumos excelentes desde que bem utilizada. A carroçaria não apresenta um rolamento exagerado em curva, e segura-se muito bem, mantendo os pergaminhos da Peugeot neste campo, ou seja o binómio comportamento/conforto está no ponto ideal, permitindo curvar depressa com controlo total e serenidade, sendo que os passageiros nem se apercebem das velocidades que o condutor imprime na condução, e o Esp raras vezes é chamado a intervir! Nota muito positiva para o 1.6 Hdi, que mantém intactas as suas capacidades ao nível do pouco ruído de funcionamento, que permite aumentar ainda mais a qualidade de vida a bordo. Em suma, é uma Sw honesta, em que os comando apresentam o peso ideal, a ergonomia foi muito bem estudada, sendo que todos os comandos se encontram onde seria de esperar, é muito fácil de conduzir, desde que se tenha em atenção as dimensões de respeito que a 407 Sw apresenta…

Veredicto

Os dias em que tive ás minhas ordens a 407 Sw, foram dias calmos, que me reduziram o stress, porque é essa a postura que esta break nos incute, a calma, maturidade e serenidade, são as pedras de toque, que sempre fizeram parte dos familiares Peugeot, esta versão Wip-Com apenas acrescenta um lado Tech a esta fórmula acertada. Para quem privilegia o conteúdo sobre a forma, e quem pretende acima de tudo um “pacote dinâmico” que está bem temperado, entre o comportamento e o conforto. Em suma e resumindo, é uma senhora bem comportada, com classe, sóbria e com um leitor de Mp3 escondido na carteira.

Sem comentários: