terça-feira, 7 de abril de 2009

Teste virtual -- Audi A3 1.8 T

Audi A3 Cabrio 1.8T – O A3 em bikini

Nesta edição fomos conhecer o Audi A3 Cabrio na sua versão base. Sendo uma versão mais divertida do sério e conservador A3, este carro quer-nos provar que o A3 também pode ser irreverente e divertido.
Estética

Mantendo a zona frontal do A3 normal, a versão cabriolet, marca a diferença, pela zona traseira, assumindo um “mini-terceiro volume” e obviamente a capota em lona, indo contra a moda actual dos tectos CC. O desenho é agradável, sólido e desportivo ao mesmo tempo, sem grandes surpresas em relação ao Hatchback, não que isto seja negativo, é sim a “maneira Audi”.

Interiores

Os interiores são idênticos à versão normal do A3, as alterações surgem ao nível do banco traseiro, com um banco para dois ocupantes, e os encostos de cabeça integrados nos arcos de protecção traseiros. Ao nível de materiais, a qualidade domina e ao nível da montagem surge o rigor como pedra de toque, sendo que a ergonomia é excelente e a facilidade de utilização de todos os comandos está num bom nível, quase que nem é necessário consultar o manual de utilização para operar todos os comandos de forma intuitiva! O banco traseiro transporta dois adultos sem grandes problemas e o acesso é correcto, como seria de esperar a mala não é enorme, e cumpre com o que seria de esperar neste tipo de carro. Nota positiva para os excelentes bancos e a pele que os revestia, melhorando o aspecto do interior.

Condução

O sentimento, relativo à condução deste pequeno cabrio pode ser encarado de duas formas. Se tentarmos adoptar a postura desportiva, o A3 desiludirá de alguma forma, a suspensão é suave demais, a direcção não tem o feeling correcto nem a precisão necessária, mas aqui o problema é nosso e não do carro, mas mesmo assim e no limite consegue ser bastante vivaço e engraçado. Se adoptarmos a postura de passeio, o carro é simplesmente perfeito, o motor é cheio, a caixa é precisa simples e suave de utilizar e tudo passa a fazer sentido, e é um prazer circular de capota aberta desfrutando de calmos passeios, sem que o motor se faça ouvir, e apenas sentimos o fluxo suave de potência e sempre são 160cv que temos ao nosso dispor, e quando é para andar depressa o A3 cabrio diz sempre “presente”!
A capota é tão simples de operar como um vidro eléctrico, e muito rápida, fruto de um sistema simples, e aqui a Audi optou bem pela capota em lona, porque é um sistema leve, permite manter o peso baixo do conjunto.

Veredicto

O A3 Cabrio segue o desafio do Bmw série 1 Cabrio, mantendo a capota de lona, sendo duas das poucas ofertas “puristas” neste capítulo. O A3 é bastante capaz mesmo como primeiro carro, confortável, bem equipado e com um preço convidativo para o que oferece, o pequeno Audi dá prazer de descobrir e não nos desilude em nenhum campo, sendo que marca pontos em todos os sectores… No computo geral é tudo o que se esperaria de um cabrio compacto feito pela Audi, qualidade, requinte e imagem em alta, tudo num embrulho muito bem conseguido.

Sem comentários: